
Enxaqueca
Etimologia
A origem da palavra enxaqueca é árabe, e significa meia cabeça, enquanto o seu sinônimo, migrânea, vem do grego antigo ηeμικρανίον (hêmikraníon), "metade do crânio"
Causas
As cefaleias podem ser primárias ou secundárias. As primárias como a enxaqueca, a cefaleia do tipo tensional, a cefaleia em salvas, tem características próprias e a recorrência da dor é a principal manifestação da doença. As cefaleias secundárias são dores de cabeça como sintoma de outras doenças como infecções (sinusites, meningites), traumas, tumores cerebrais, aneurismas, alterações metabólicas e hormonais.
A enxaqueca é uma doença multifatorial, várias são as causas conhecidas pela medicina. A soma de fatores genéticos, ambientais (cigarro, poluição, variação climática, odores de perfumes e produtos químicos), hormonais, comportamentais (alto grau de exigência, oscilação do humor, irritabilidade, ansiedade, depressão), sono (dormir muito, dormir pouco) compõem os aspectos mais importantes. Existem mitos como a enxaqueca ser causada por problemas do fígado, que não são cientificamente comprovados.
Características da Enxaqueca
A Sociedade Internacional de Cefaléias edita desde a década de 1980 uma classificação de dores de cabeça, que atualmente chega a cerca de 150 formas. A enxaqueca é uma das mais frequentes.
Embora de pouca gravidade, a enxaqueca é doença e muito frequente, sendo sua base neurológica. Uma série de eventos que envolvem neurotransmissores acaba por determinar uma alteração em um mecanismo normal, que é o da regulação da sensação dor. Dor é um sinal de alarme, necessário, regulado por determinadas estruturas do sistema nervoso central - o cérebro e o tronco cerebral - e transmissores químicos. Basicamente o mais implicado desses neurotransmsissores é a serotonina, produzida no tronco encefálico. Seu aproveitamento pelo cérebro não é adequado, havendo alterações nos seus receptores - a consequência é não apenas a ocorrência de crises de dor, mas também alterações vasculares, náuseas, vômitos e vários outros fenômenos.
Na visão
Exemplos de como a visão pode ser afetada em alguns casos:
Também são relatadas alterações como se perdêssemos parte da visão em vários pontos ou víssemos em acréscimo vários pontos amarelados, além da perda de foco constante, e até em casos isolados em que o portador sofre de perda total da visão por um período temporário.
Tratamento da Enxaqueca
O tratamento basicamente destina-se a recompor tais alterações de neurotransmissão: dessa forma, podem ser usados medicamentos preventivamente, ou seja,todo o dia, haja ou não crise de dor, como beta-bloqueadores, anti-histamínicos, determinados anticonvulsivantes, bloqueadores de canais de cálcio, etc.
No momento das crises, podem ser usados analgésicos, mas a forma mais precisa de tratar envolve o uso de substâncias vaso construtoras que agem diretamente no receptor de serotonina, em geral pertencentes à categoria dos triptanos.
Lembrando que este ''blog'' que contém informações,se você deseja tratamento, procure tratamento por um Médico.
Enxaqueca aura
No Caso da ''Enxaqueca com Aura'' ocorre em casos mais isolados, e nesse casos pode ocorrer os mesmo sintomas da enxaqueca normal como também a sensibilidade total da audição, sons que são impossíveis de ouvir a ouvido nu, são ouvidos por pessoas que sofrem desse ''mal'' em forma totalmente convertida a um som extremamente alto e insuportável, além dos visuais, podem constituir aura de enxaqueca: paralisia do movimento ocular, formigamento (na cabeça, lábios, língua, braços, corpo); paralisia parcial (em alguns poucos casos, felizmente, pois assusta bastante); dificuldade em falar (as palavras não saem direito); de ouvir; barulho no ouvido; existindo até um tipo que se acompanha de perda de consciência, ou alucinações (ex: sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores que na realidade, etc.). Outros tipos vêm com tontura e/ou perda do equilibrio. Enfim, pode ocorrer uma série de distúrbios com relação à percepcao das formas, sons, sabores, cheiros e sensações.
E também o aparecimento de Febre alta, vômito, enjôo, diarréia, ''entre outros''
O livro Alice no Pais das Maravilhas, escrito por Lewis J. Carroll, descreve alterações no tamanho, cor, e formato dos objetos, que são absolutamente compatíveis com aura de enxaqueca. Sabe-se que o autor do referido livro sofria intensamente de enxaqueca com aura!
Esses sintomas de aura costumam ser de curta duração, mas muito raramente (considerando-se o enorme número de pacientes enxaquecosos) tornam-se permanentes, resultando de fato num derrame. É por isso que pacientes apresentando enxaquecas acompanhadas de sintomas neurológicos precisam, mais que ninguém, parar de fumar, reduzir a ingestão de gorduras caso seu colesterol esteja alto; bem como evitar o uso de pílulas anticoncepcionais ou outros hormônios (exceto quando absolutamente necessário), já que esses fatores parecem aumentar os riscos de derrame. O acompanhamento médico é fundamental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário